martes

Dados a considerar


Projecto: Programa Polis - Coimbra
Área de intervenção: 80 hectares
Valor global: 35 milhões de euros
Data inicial: 2001
Data final: 2007
Tipo de projecto: Ambiente
Desenvolvimento Urbano
Localização: Coimbra, PORTUGAL

OBJECTIVOS


Planos: 2
Parques: 405 000 m2
Criação e requalificação de espaço público: 70 265 m2
Requalificação de frente de rio: 2 850 m
Construção de passadiços pedonais: 2
Pedonalização / condicionamento de trânsito em arruamentos: 16 200 m2
Criação de novos percursos pedonais: 3 800 m
Ciclovias criadas: 3 800 m
Estacionamento dissuasor: 3 000
Beneficiação paisag. de edificações e espaços de interesse histórico: 23 000 m2
Número de demolições para requalificação urbana: 6
Área de demolições para requalificação urbana: 2 100 m2
Centro de monitorização e interpretação ambiental: 1
Postos de informação Polis: 1

DESCRIÇÃO

  • A intervenção na cidade de Coimbra localiza-se nas margens do rio Mondego e visa, essencialmente, a integração do rio e da sua envolvente na própria cidade.
  • A revitalização do centro, a valorização do património, a articulação dos processos de renovação e de revitalização urbana como meio de promoção do espaço público e a sensibilização ambiental são as linhas estratégicas orientadoras desta intervenção.
  • Destacam-se algumas das obras determinantes na concretização da estratégia adoptada:
  1. Consolidação das margens e envolvente do Parque Verde do Mondego
  2. Requalificação do espaço público da Ponte de Santa Clara, do nó da Lage e do Parque Manuel Braga
  3. Articulação do projecto do Jardim de Santa Clara com a construção da ensecadeira para a conservação e valorização do Mosteiro de Santa Clara
  4. Construção da ponte pedonal e ciclável de ligação entre as margensMelhoria das acessibilidades através do reforço das ligações viárias entre ambas as margens e do centro
  5. Projecto geral de estacionamento e espaço público do Centro de Congressos
  6. Instalação de equipamentos de animação, campos desportivos e informais e estacionamento de apoio
  7. Construção de um centro de interpretação e monitorização ambiental (CMIA).

Polis de Coimbra no DN (Diário de Noticias)

As margens do Mondego são um sucesso em Coimbra


« [...]A Sociedade Coimbra Polis (SCP) já confirmou publicamente a impossibilidade de realizar todas as obras previstas, mas a Entrada Poente, a cargo do arquitecto Gonçalo Byrne, avançará em breve, sendo executada até final deste ano. No papel deste projecto de revitalização e recuperação das duas margens do rio continuam a quinta fase do parque verde, a recuperação do Convento de S. Francisco e o desnivelamento da Avenida Inês de Castro, todas na margem esquerda, já para não falar nos melhoramentos do mobiliário urbano do Parque Dr. Manuel Braga.

Actualmente, a travessia pedonal e de ciclovia, que poderá ser inaugurada a 4 de Julho, dia da cidade de Coimbra, atrai muitos visitantes, até estrangeiros, para ver esta obra de engenharia. Orçada em 3,8 milhões de euros, com a chancela do projecto de intervenção do Programa Polis, esta obra é mais um ícone dos projectos de engenharia nesta secular cidade dos estudantes, que salvaguarda também os desportos náuticos e percursos turísticos do "basófias". Com 275 metros de comprimento total, quatro metros de largura possuirá, como elemento estrutural, um miradouro ao centro.»

Adaptado de Diário de Noticias,13/01/06

A intervenção do Polis em Coimbra


A intervenção deste programa na cidade de Coimbra, baseia-se practicamente na revitalização do seu centro(CBD) dando enorme protagonismo ao rio Mondego.Dum modo geral,o intuito deste conjunto de intervenções é traduzir-se num modelo de parque verde urbano e multifuncional,vocacionado para as artes de animação,recreio e desporto com um enquadramento paisagístico de grande qualidade. Sem esquecer,claro a necessidade de melhoria das acessibilidades ligadas ao centro,a requalificação e rehabilitação de património cultural,valorizando-o num conceito de modernidade que possa garantir a sua atractividade perante os olhos de possiveis futuros moradores.


Programa Polis. O que é?


O Programa Polis (Programa Nacional de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental das Cidades ) é um importante programa de apoio À requalificação urbana,dirigido preferencialmente às cidades com um papel importante no sistema urbano nacional.
Integrado no QCA III.tem como objectivo principal, melhorar a qualidade de vida urbana, apoiando intervenções urbanísticas e ambientais.
Exemplos de cidades onde o programa Polis interveio:
  • Coimbra
  • Costa da Caparica
  • Setúbal
  • Viana do Castelo
  • Leiria
  • Faro
  • Cacém

O Programa Polis pretende desenvolver um conjunto de intervenções baseando-se por completo em úteis parcerias entre Governo e Câmaras Municipais.


Assim, o Programa Polis tem por principais objectivos específicos:


  • Desenvolver a requalificação urbana,nunca deixando de lado a componente ambiental
  • Mostrar apoio perante outras acções de requalificação que permitam desenvolver e melhorar a qualidade do urbanística/ambiental
  • Valorizar iniciativas que visem promover o aumento das zonas verdes, das áreas pedonais e condicionar o trânsito automóvel em centros urbanos.